20.8.14

EASY TAXI


Se você acha que para pedir um táxi basta levantar um braço, esqueça, isto faz coisa do passado. EASY TAXI, um aplicativo de serviço que permite a conexão entre taxistas e passageiros, possibilita uma corrida rápida, conveniente e segura, em apenas alguns cliques. Com EASY TAXI ficou fácil conseguir um táxi 24 horas por dia e em qualquer lugar. 

A história 
Tudo começou a partir de uma constatação da realidade carioca, que se estende a diversas metrópoles do país, sentida pelo publicitário e empreendedor mineiro Tallis Gomes: em muitas ocasiões era extremamente difícil conseguir um táxi rapidamente. E uma dessas situações iria mudar sua vida. Em junho de 2011 ele estava participando de um evento de startups (Startup Weekend, uma competição para empreendedores) no bairro do Leblon quando ficou aproximadamente meia hora esperando por um táxi, em uma noite muito chuvosa. Nessa época, ele planejava desenvolver um aplicativo de monitoramento de ônibus, que através da geolocalização apontaria quais ônibus passariam no local que o usuário estava para o destino que desejaria, mas mudou de ideia e resolveu investir para resolver situações como essa ao desenvolver um aplicativo que permitisse chamar um táxi pelo smartphone de forma rápida e eficiente.


No mês de abril de 2012 ele fundou no Rio de Janeiro a EASY TAXI e lançou de forma pioneira na América Latina o serviço móvel de chamada de táxi. O aplicativo facilitava a conexão entre passageiro e taxista, viabilizando a corrida com apenas alguns cliques e com tempo médio de espera de 10 minutos. Disponível nos idiomas inglês e português, o sistema de GPS do smartphone localizava o táxi mais próximo do passageiro e este podia acompanhar o trajeto que o taxista fazia pelo mapa no aplicativo. O serviço também podia ser utilizado pelo site da empresa. Nessa época, ele tinha que percorrer pontos de táxi para convencer os motoristas a utilizar o aplicativo. Também fez abordagens em postos de gasolina até conseguir os primeiros 20 taxistas. E chegou a investir do próprio bolso para comprar 20 smartphones para eles.


Porém, o maior desafio inicial foi mudar a cultura dos taxistas cariocas. Foi então que ele começou a ir aos churrascos com os taxistas, a jogar bola com eles e ficou amigo dos que eram chefes de ponto. Tudo para tentar explicar porque seria útil aderir ao EASY TAXI. Já o outro desafio era conseguir que os passageiros passassem a usar o EASY TAXI para gerar corrida para os taxistas. Foi então que ele resolveu percorrer as portas dos hotéis para apresentar o aplicativo para os turistas, principalmente os estrangeiros: o pessoal ficou maravilhado com a eficiência do aplicativo. Essas ações começaram a surtir resultados, gerando corridas e uma propaganda boca a boca, criando assim mais aderência dos taxistas e também dos passageiros.


Em outubro desse mesmo ano, a empresa recebeu um aporte de R$ 10 milhões do fundo de investimento alemão Rocket e inaugurou sua primeira operação internacional no México. Além disso, iniciou as operações de expansão nacional da plataforma para dez capitais, começando por São Paulo. Pouco depois, em 2013, após receber uma nova rodada de investimentos, a EASY TAXI adotou uma estratégia cuja intenção era priorizar países e cidades que apresentavam problemas de mobilidade urbana, planejando atuar no vácuo de ineficiência do sistema de transportes. Com isso, a EASY TAXI conseguiu levar seu serviço para mais 11 cidades brasileiras e nove outros países, entre os quais Coréia do Sul, Nigéria, Malásia e capitais sul-americanas, como Bogotá, Lima, Santiago, Buenos Aires e Caracas.


Mais recentemente a empresa lançou EASY TAXI PAY, uma ferramenta que revolucionou o pagamento de corridas de táxi e permite que o pagamento seja gerado pelo smartphone do motorista e confirmado no aparelho do passageiro. O uso é simples e oferece mais segurança ao usuário e ao taxista, já que diminui o uso do dinheiro em papel e não exige a apresentação do cartão no ato do pagamento. Em 2014 a empresa lançou outra novidade: EASY TAXI EMPRESAS, um serviço que permite aos usuários do aplicativo solicitarem táxis através de uma conta corporativa. Criada para facilitar a comunicação entre empresas e taxistas, a nova plataforma possui uma estrutura de backend dedicada, que permite o controle e monitoramento de gastos. A nova ferramenta permite ainda que o passageiro peça o táxi pelo celular e efetue o pagamento no próprio aparelho, através de boleto eletrônico.


Para divulgar o aplicativo entre os brasileiros a empresa investe constantemente em campanhas sociais que visam testemunhar o seu compromisso com a melhoria do transporte público nos mercados onde atua. Algumas dessas iniciativas incluem: Free Taxi Day (ande de táxi de graça), Bibliotáxi (livros gratuitos em seus táxis) e Se beber, vá de táxi (promove uma condução segura e responsável, realizada em parceria com uma renomada cervejaria). Hoje em dia, o principal objetivo da empresa é incentivar uma nova geração de taxistas e usuários que podem utilizar o serviço para diminuir o tráfego intenso, melhorar o ecossistema com menos automóveis em circulação e impulsionar o barateamento do transporte.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 2012 
● Fundador: Tallis Gomes 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Easy Taxi Serviços S/A 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Tallis Gomes 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 32 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 75 
● Segmento: Tecnologia 
● Principais produtos: Aplicativo de serviço mobile 
● Concorrentes diretos: 99Taxis, SaferTaxi, Taxibeat e Resolve Aí 
● Slogan: Seu táxi em 1 clique! 
● Website: www.easytaxi.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente EASY TAXI, considerado o maior aplicativo mobile de serviços do mundo, tem operação em mais de 32 países, entre os quais Hong Kong, Estados Unidos, Tailândia e Cingapura, oferecendo seus serviços em 165 cidades, das quais 100 são brasileiras. Com mais de 200.000 taxistas cadastrados no mundo inteiro, o serviço atende mais de 10 milhões de usuários, dos quais aproximadamente 40% são brasileiros. O aplicativo está disponível para smartphone com sistema operacional Android, iOS, Blackberry e Windows Phone. 

Você sabia? 
Desde a sua criação, a empresa captou R$ 145 milhões em investimentos, o que a torna a startup de mobile que mais recebeu investimento na história do país. 
No modelo de negócio da EASY TAXI, não há cobrança de mensalidade para o taxista, apenas um custo definido por corrida concluída (no Brasil este modelo foi extinto devido a enorme concorrência). Além disso, os taxistas são cadastrados após uma criteriosa pesquisa realizada pela empresa, que faz um levantamento cadastral completo do motorista e do táxi, para que a segurança do usuário seja garantida. O aplicativo também permite que o usuário visualize a identidade do taxista e do veículo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 20/8/2014

Um comentário:

Anônimo disse...

muito legal