26.12.14

TURKISH AIRLINES


A TURKISH AIRLINES é considerada hoje uma das maiores e melhores companhias aéreas do mundo. Mas nem sempre foi assim. Durante décadas a companhia aérea turca foi associada a serviços ruins, péssima infraestrutura e inúmeros acidentes fatais. Mas com um pesado investimento conseguiu reverter este cenário e se tornou uma das estrelas atuais da aviação mundial, oferecendo serviços de altíssima qualidade, padrão internacional e muita segurança e rigor em seus voos. Além é claro de uma hospitalidade sensacional. Tudo para tornar a viagem uma experiência inesquecível. 

A história 
Tudo começou exatamente no dia 20 de maio de 1933 quando o Governo da Turquia criou a State Airlines Administration, companhia aérea sediada na cidade de Ancara e sob a dependência do Ministério da Defesa. A companhia aérea iniciou suas operações com uma frota de apenas cinco aeronaves que realizavam voos regionais para as principais cidades turcas. Em 1938 a frota foi ampliada para oito aeronaves e 64 assentos de capacidade. Já em 1945, com o aumento da frota, a companhia aérea servia 19 cidades turcas. Pouco depois, em 1947, a companhia aérea inaugurou sua primeira rota internacional, que ligava as cidades de Anacara e Istambul à Atenas na Grécia. Dois anos mais tarde, a aquisição de aeronaves Douglas DC-3 e Douglas C-47 possibilitou a expansão de suas rotas. Com isso, em 1951, a empresa passou a oferecer mais destinos internacionais, como por exemplo, para as cidades de Nicosia, Beirute e Cairo.


No dia 21 de maio de 1951 a companhia aérea adotou oficialmente o nome de TURKISH AIRLINES. No final desta década, quando o número de passageiros transportados superou 394 mil, a empresa abriu escritórios de vendas em importantes cidades europeias, como por exemplo, Roma e Atenas. Já no início da década de 1960, a empresa ampliou suas rotas internacionais com a inauguração de voos para as cidades de Frankfurt, Viena, Bruxelas, Munique, Tel Aviv e Amsterdã. Já no início dos anos de 1970 a TURSKISH AIRLINES tinha uma frota de 22 aeronaves (com capacidade para transportar 1.900 passageiros), que voavam para vários destinos internacionais e nacionais. Apesar do enorme crescimento, a TURKISH AIRLINES passou a ter a imagem associada a serviços ruins, inúmeros atrasos e muitos acidentes, que deixaram uma enorme quantidade de vítimas fatais. Foi então, que no início dos anos de 1980, o Governo Turco reconheceu a companhia aérea como embaixadora global do país e iniciou um enorme processo de reestruturação. Novas e modernas aeronaves foram adquiridas, os serviços (tanto em terra como a bordo) adotaram padrões excepcionais de qualidade, os atrasos foram reduzidos a níveis internacionais e o serviço de atendimento melhorado bastante.


E não parou por aí. A TURKISH AIRLINES iniciou a implantação de mimos, como por exemplo, em 1983, quando publicou sua primeira revista de bordo. Ou em 1985 quando ocorreu a implantação dos serviços de primeira classe, iniciados nos voos para as cidades de Jeddah e Londres, e mais tarde incorporado em outras rotas. Neste mesmo ano aeronaves Airbus A310 passaram a integrar sua frota, aumentando assim a capacidade de transporte. Os anos se passaram e a companhia aérea integrou aviões Boeing 737, em 1991 e, dois anos mais tarde, em 1993, aeronaves Airbus A340, além de adotar uma nova ambientação interna em seus aviões, que primava pelo conforto e praticidade e um incremento nos serviços de alimentação, com a adição de vários novos cardápios, especialmente nos voos internacionais. Mas a companhia aérea também sofreu com a crise que assolou a aviação mundial neste período. No entanto, o negócio foi crescendo novamente nos anos seguintes, principalmente com o aumento de voos e destinos na América do Norte. Com isso, a companhia aérea inaugurou voo direto para Nova York em julho de 1994. Em 2000, a empresa lançou seu atual programa de milhagem, batizado de Miles & Smiles. Em 2004 a TURKISH AIRLINES instalou desfibriladores em todos os seus aviões, demonstrando assim a preocupação da empresa com a segurança a bordo.


Durante décadas como uma companhia estatal, a TURKISH AIRLINES foi finalmente privatizada em 2005. A partir deste momento, com investimentos maciços em infraestrutura, treinamento de atendimento e modernas aeronaves, tornou-se uma das empresas com crescimento mais rápido entre as companhias aéreas europeias, em termos de capacidade e de aumento de tráfego. Com isso, foram inaugurados novos destinos, como as rotas para Abu Dhabi, Belgrado, Veneza, Osaka, Minsk, além de voos diretos para Singapura. Nesta época, quem pagava para voar em uma das cem aeronaves da TURKISH AIRLINES não se arrependia, afinal o atendimento se tornou impecável e começava bem antes do embarque, principalmente no check-in. A empresa passou a oferecer mimos muito especiais, como por exemplo, um city-tour gratuito para passageiros em conexão internacional, que não excedia 24 horas. O passeio, chamado de Touristanbul, dava direito a conhecer os encantos da capital turca e contava com guia turístico que falava inglês. Uma prova deste comprometimento da empresa com a qualidade de seus serviços pode ser comprovado em 2007, quando recebeu a classificação de 4 estrelas da Skytrax, sendo reconhecida como a companhia aérea com menor taxa de bagagens perdidas.


No ano seguinte, além de registrar mais de 19 milhões de passageiros transportados em uma de suas 132 aeronaves, a TURKISH AIRLINES passou a integrar a Star Alliance, aliança global criada em 1997, e atualmente capaz de oferecer mais de 21.900 voos diários para 1.328 destinos em 195 países. A empresa seguiu aumentando gradativamente sua área de atuação e busca de novos destinos e mercados. Com isso, passou a atuar no Brasil no mês de abril de 2009. Hoje em dia a empresa voa todos os dias de São Paulo para Istambul, na Turquia, com conexões para Europa, Oriente Médio, Ásia e África. E ainda oferece a rota São Paulo – Buenos Aires diariamente. Investindo cada vez mais para se tornar uma marca global, seus voos internacionais se tornaram famosos pelo conforto e diferencial em relação às concorrentes.


Em 2013, para celebrar os 80 anos de história e a força da marca TURKISH AIRLINES junto aos clientes em todo o mundo, a companhia aérea lançou uma fragrância exclusiva, batizada de TK 1933, com referência ao código de voo da companhia (TK) e o ano de sua fundação (1933). A proposta é permitir um reconhecimento sensorial da marca globalmente e, ao mesmo tempo, proporcionar uma sensação de relaxamento, felicidade, confiança, paz, prazer e serenidade. A fragrância passou a fazer parte da identidade corporativa da TURKISH AIRLINES presente nas aeronaves, lounges e nos escritórios de venda de passagens, além de ventos da marca.


Toda a excelência dos serviços prestados, tanto em terra como em ar, pode ser confirmada em 2014, quando a empresa conquistou o Skytrax World Airline Awards como a melhor companhia aérea da Europa pelo quarto ano consecutivo. A Skytrax também premiou a companhia aérea turca como melhor classe executiva, melhor serviço de refeições oferecido em lounges de classe executiva e ainda recebeu reconhecimento pelo seu serviço de catering. E as premiações não pararam por aí. A TURKISH AIRLINES foi eleita a 5ª melhor companhia aérea do mundo, no mais recente ranking da Skytrax, espécie de Oscar das companhias aéreas mundiais, atrás apenas da Cathay Pacific Airways, Qatar Airways, Singapore Airlines e Emirates.


Campanhas que fizeram história 
Nos últimos anos a companhia aérea turca tem investido milhões de dólares em campanhas de marketing. A excelência de seus serviços fez com que a TURKISH AIRLINES fosse nomeada transportadora oficial de clubes como Barcelona, Manchester United e Borussia Dortmund. Além disso, contratou grandes estrelas mundiais para protagonizarem suas campanhas publicitárias, como por exemplo, o jogador de basquete Kobe Bryant, a tenista dinamarquesa Caroline Wozniacki, o ator Kevin Costner, e os jogadores de futebol Lionel Messi, Wayne Rooney e Didier Drogba.


Em 2012 a companhia aérea lançou sua primeira grande campanha global, estrelada pelo jogador de futebol argentino Lionel Messi e pelo astro do basquete Kobe Bryant. No filme, durante um voo, as duas estrelas, em uma atuação bem humorada, eles disputam a atenção e tentam impressionar um garoto, fazendo o que sabem de melhor ou não. No final, ambos perdem a disputa para um adversário imbatível.


A campanha foi um verdadeiro sucesso, fazendo com que em menos de 24 horas, a TURKISH AIRLINES conseguisse quase 3 milhões de visualizações para o comercial. Para assistir ao filme clique no ícone abaixo.

   

Já em 2013, a TURKISH AIRLINES repetiu a dose. Desta vez a campanha, novamente estrelada por Messi e Bryant, destacava as vantagens financeiras de voar com a companhia, a grande diversidade de destinos e ainda mostrar ao mundo o que muitos passageiros já sabiam: assim como os astros do basquete e do futebol, a companhia aérea também é craque do ar. No filme eles disputam quem viaja mais. Tudo começou após uma provocação de Messi, que enviou um “selfie” (tipo de fotografia em que a pessoa tira foto de si mesma com um celular ou uma câmera) para o celular de Kobe. Dentre as cidades visitadas pelos astros, estão Beijing, Maldivas, Bangkok, Istambul, Moscou e Cape Town. A mensagem principal da TURKISH AIRLINES é “Voa mais países que qualquer outra companhia aérea”. Para assistir ao filme clique em https://www.youtube.com/watch?v=jhFqSlvbKAM


A evolução visual 
O tradicional símbolo da marca, batizado de Wild Goose (em português “ganso selvagem”), foi criado em 1961 por Mesut Manioglu através de um concurso promovido pela empresa. A TURKISH AIRLINES apresentou sua atual identidade visual no mês de maio de 2010. Além do nome da marca ganhar mais destaque com uma tipografia de letra maior, o tradicional símbolo passou a ser aplicado em branco sobre um fundo vermelho (anteriormente era o inverso).


A pintura das aeronaves seguiu o padrão da nova identidade visual da marca. A atual pintura consiste na fuselagem branca com o nome da companhia aérea em azul, uma tulipa cinza correndo da parte de trás da asa até a cauda e a cauda vermelha com o logotipo da marca em um círculo branco.


Os slogans 
Widen Your World. (2013) 
Globally Yours. (2010) 
Feel Like A Star. (2009) 
Globalize your business. (CARGO) 
Amplie o seu mundo com a Turkish Airlines. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Turquia 
● Fundação: 20 de maio de 1933 
● Fundador: Governo da Turquia 
● Sede mundial: Istambul, Turquia 
● Proprietário da marca: Türk Hava Yollari A.O. 
● Capital aberto: Sim (1990) 
● Chairman: Hamdi Topçu 
● CEO & Presidente: Temel Kotil 
● Faturamento: US$ 8.1 bilhões (2013) 
● Lucro: US$ 295.3 milhões (2013) 
● Valor de mercado: US$ 5.5 bilhões (dezembro/2014) 
● Frota: 266 aviões 
● Destinos: 261 
● Passageiros transportados: 48.300.000 (2013) 
● Presença global: 108 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 23.160 
● Segmento: Aviação comercial 
● Principais produtos: Passagens aéreas e transporte de carga 
● Ícones: O ganso selvagem de seu logotipo 
● Slogan: Widen Your World. 
● Website: www.flyturkish.com.br 

A marca no mundo 
Hoje em dia a TURKISH AIRLINES, uma das maiores e mais antigas companhias aéreas do planeta, oferece voos para 261 destinos (entre internacionais e domésticos) em mais de 100 países através de uma moderna frota de 266 aeronaves. Com crescimento impressionante, a companhia aérea transportou em 2013 mais de 48 milhões de passageiros. Complementando o serviço de passageiros, a TURKISH CARGO fornece um serviço rápido de carga aérea, confiável e de elevada qualidade. A divisão de transportes de carga detém 50% do mercado turco, apesar de haver 70 outras companhias aéreas atuando neste segmento. Atualmente 50.88% das ações da empresa são de capital aberto, enquanto que as restantes continuam a ser detidas pelo Estado Turco. 

Você sabia? 
Dos diversos destinos que oferece a TURKISH AIRLINES, o Japão é o mais procurado. Na classe executiva, as poltronas transformam-se em camas com 1.88 metros de comprimento. E para completar, o serviço de bordo é impecável e oferece diversas opções de entretenimento e gastronomia. 
Em toda sua história a TURKISH AIRLINES já sofreu 15 acidentes, dos quais 14 com vítimas fatais. O pior acidente com uma aeronave da companhia aérea aconteceu no dia 3 de março de 1974, quando um DC-10 caiu logo depois de decolar do Aeroporto de Paris-Orly, matando 346 pessoas. No entanto, atualmente a companhia aérea turca é considerada uma das mais seguras do mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 26/12/2014

Nenhum comentário: