23.4.15

BOZZANO


É a única marca brasileira que cuida dos homens desde 1946. E muitos fizeram literalmente barba, cabelo e bigode sempre com sua presença. Afinal, durante todo esse tempo BOZZANO é a marca que cuida dos hábitos e costumes de beleza de gerações de brasileiros. A marca que mais entende de homem, acompanha a evolução do seu consumidor junto com sua vaidade e tradição no cuidado masculino, oferecendo qualidade, modernidade e tecnologia através de uma ampla linha de produtos, desenvolvida para atender a todas as necessidades do homem moderno. 

A história 
Tudo começou em 1946 no tradicional bairro paulista da Vila Mariana quando o farmacêutico Mário Bozzano iniciou as vendas do creme de barbear à domicílio. Já nos anos de 1950, a marca investia em propaganda, principalmente quando um radialista famoso anunciava o creme de barbear da marca entre um passe aqui e um drible ali. No início da década de 1960, quando a BOZZANO já contava também com loções pós-barba, foi lançada a primeira propaganda de televisão da marca, fazendo com que BOZZANO ficasse conhecida em todo território brasileiro. Na década seguinte, o creme de barbear se tornou um item de sucesso e conquistou grande espaço no mercado varejista. E a BOZZANO soube se aproveitar muito bem deste momento para não somente vender mais, como se transformar em uma marca ícone deste segmento. Nos anos de 1980, com o sucesso de seus produtos de barbear, a marca resolveu expandir sua linha de produtos e inovou ao lançar o gel modelador de cabelo no mercado brasileiro.


Sempre trazendo novidades para seus consumidores, na década de 1990 a BOZZANO aprimorou sua principal linha de produto ao trazer a melhor tecnologia da época para o ato de barbear. Apesar do gel modelador de cabelo, o creme de barbear era disparado o produto mais importante da marca. Afinal, o creme de barbear BOZZANO embalado em uma icônica bisnaga azul e com um característico cheiro forte de menta, cresceu ano a ano distribuindo rostos bem aparados para garotos e marmanjos de todo o Brasil. Tanto que o creme de barbear da marca chegou a responder por 50% de participação de mercado. Só que os homens mudaram seus hábitos de consumo e a marca não poderia ficar parada. Foi obrigada a se modernizar. E a partir do final dos anos de 1990, já sob o comando da americana Revlon, revitalizou sua linha de produtos, inovou nas fórmulas, ousou nas embalagens e atingiu em cheio o público jovem. Com uma linha maior de produtos, que incluía gel, espuma, loções pós-barba e até desodorantes, a BOZZANO ganhou ainda mais participação no segmento de cuidados masculino. Entre as novidades estava a linha BOZZANO PROTECTION, que incluía cremes de barbear em versões gel e espuma, com multivitaminas, loções cicatrizantes e proteção solar. Era a preocupação da BOZZANO em cuidar cada vez mais da pele masculina. Além disso, a marca investiu em publicidade ao contratar no início do novo milênio o boxeador Popó como garoto propaganda.


Durante anos e anos a BOZZANO ficou mais restrita a produção de produtos destinados ao barbear, (creme, espuma e loção) com exceção de lâminas, segmento que a marca estreou em 2005, de forma ainda tímida, com o lançamento de uma linha de aparelhos de barbear com duas lâminas, inicialmente importados dos Estados Unidos e embalados no Brasil. Os novos produtos estrearam no mercado com o sugestivo slogan “Aparelhos de barbear Bozzano, deixam a pele lisa, não o bolso”. Ainda em 2005 a marca inovou ao lançar uma linha específica para peles negras, composta de creme e espuma de barbear. Outra novidade foi a adoção das embalagens em tubos plásticos, que substituíram o alumínio, por serem mais flexíveis, práticas e econômicas, permitindo assim 100% de aproveitamento do produto. Pouco depois, em 2007, a marca resolveu apostar no mercado de desodorantes para os pés com o lançamento da nova linha de produtos Bozzano Pés. Em julho do ano seguinte a empresa Hypermarcas adquiriu por US$ 104 milhões algumas marcas locais da Revlon no Brasil, entre as quais a tradicional BOZZANO.


Começava então uma nova fase para a tradicional marca brasileira. Primeiro iniciou a ampliação de seu portfólio com o lançamento do Gel-Creme Modelador, produto completo que trazia os benefícios do creme de modelar e o brilho do gel fixador; uma nova e completa linha de aparelhos de barbear, que incluía o Magnum 5+1, com seis lâminas (sendo uma para finalização do barbear), introduzida em 2009; além de géis de barbear em seis variantes, que incluíam as versões pele sensível e barba cerrada. Segundo investiu na contratação do jogador Ronaldo Fenômeno como garoto propaganda, além de estampar sua marca nas camisas de Corinthians e Flamengo. E a ampliação de seu portfólio continuou nos anos seguintes, com o lançamento, em 2011, de uma inédita linha de desodorantes antitranspirantes, testados dermatologicamente, que oferecem 24 horas de proteção contra a transpiração, disponíveis no formato aerossol e em quatro fragrâncias inspiradas na perfumaria fina, mais uma variante sem perfume; além da linha de cuidados capilares ganhar novas variantes com o lançamento da cera e cola de modelar, em 2012.


Em 2014 a BOZZANO recebeu pesados investimentos. Adotou um novo posicionamento (“Jeito de garoto. Cuidado de homem.”), ganhou novas embalagens (mais jovens e modernas) e contratou o ator Murilo Rosa como novo garoto propaganda. A nova campanha contou também com ações inusitadas, como por exemplo, o Truck Bozzano, uma barbearia móvel que percorreu pontos na cidade de São Paulo. Toda sua linha de produtos foi relançada com novas fórmulas e algumas novidades. Por exemplo, toda linha de barbear possui nova fórmula, com a exclusiva tecnologia b-Effect System, que protege e regenera a pele evitando irritações além de oferecer mais proteção e hidratação até o próximo barbear. Essa nova tecnologia protege contra as agressões do barbear de forma a proporcionar um barbear mais rente com menor atrito da lâmina, deixando um aspecto de pele saudável e natural. Já as fragrâncias são as mesmas para todas as linhas: Refrescante (na cor verde), Hidratação (na cor azul) e Pele Sensível (na cor cinza).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo de sua história. Em 2014, seguindo um novo posicionamento de mercado, a BOZZANO adotou também uma nova identidade visual, que ganhou nova tipografia de letra, muito mais moderna e jovem, que permitiu focá-la com maior amplitude em diversos nichos do mercado de cosméticos masculinos no Brasil e na América Latina.


Os slogans 
Jeito de garoto. Cuidado de homem. (2014) 
Sempre com você. 
A marca do homem. 
É Bozzano, é bom.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1946 
● Fundador: Mário Bozzano 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Hypermarcas S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Claudio Bergamo 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 6 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Cremes, espumas e lâminas de barbear, géis fixadores para cabelo e desodorantes 
● Concorrentes diretos: Gillette, Nivea, Bic, Axe e Rexona 
● Slogan: Jeito de garoto. Cuidado de homem. 
● Website: www.bozzano.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a BOZZANO, marca consolidada no universo da higiene pessoal masculina, atua nos segmentos de pré e pós-barba, modeladores para cabelos e desodorantes, e está fortemente presente em todo território brasileiro. A marca também está presente em alguns países da América Latina. Referência de barbear, a marca oferece alta tecnologia e produtos modernos para cada momento deste ritual: Pré Barba (cremes, espumas e géis), Pós Barba (bálsamos e gel pós-barba) e lâminas de barbear (descartável e sistema). O creme de barbear ainda representa 20% do faturamento da marca. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 23/4/2015

4 comentários:

Anônimo disse...

Bozzano é umas das minhas marcas preferidas,uso quase tudo da bozzano,os geis deles são excelentes,anti-transpirantes são bons tbm,aprovo essa marca.

Anônimo disse...

Enquanto tem algumas pessoas que dizem que o novo aparelho de barbear da nova Gillette Fusion rende até 15 barbear, que ao qual não usei ainda para saber se é verdade, então queria saber, quantos barbear rende da nova Bozzano Magnum 5, alguém sabe dizer? Dizem que é bom também e que sai mais encontra do que a nova Gillette Fusion.

Unknown disse...

Uso Bozano desde os meus quinze anos de idade, não mim esqueço de Bozano,é Bozano.

Ana Luiza disse...

Foi meu tio avô que fundou a Bozzano!!Tio Frederico Mário Bozzano!! Minha avó era sua irmã!! Muita saudades dessa época!!