29.6.15

TRESEMMÉ


Desde sua origem há mais de 60 anos, a marca TRESemmé é movida por uma simples verdade: todas as mulheres merecem ficar lindas sem gastar uma fortuna. Inspirados nos salões de beleza e também usados por cabeleireiros renomados, os produtos da marca foram desenvolvidos para ajudar qualquer mulher a criar o seu próprio estilo e a manter a sensação de que acabou de sair do salão. 

A história 
Tudo começou no mês de junho de 1947 quando a renomada cabeleireira e especialista em cuidados capilares Edna L. Emmé desenvolveu uma eficiente linha de produtos, composta por xampus, condicionadores e cremes para tratamento, que auxiliassem os profissionais da área nos cuidados com os cabelos. Os produtos foram então produzidos pela empresa Godefroy Manufacturing Company, da cidade de St. Louis, estado do Missouri, da qual ela era funcionária, e comercializados inicialmente apenas para os salões de cabeleireiros. A marca foi batizada com o nome de TRESemmé, uma tradução poética da palavra francesa “très-aimé”, que significa “muito amado”. A grafia levemente diferente foi para fazer uma homenagem à especialista em cuidados capilares Edna Emmé.


A marca foi adquirida, pouco depois, em meados da década seguinte, pela empresa Alberto-Culver, tradicional fabricante de produtos para os cuidados do cabelo e da pele fundada em 1955. A intenção inicial dos novos proprietários da marca era continuar distribuindo os produtos apenas em salões de beleza, mas devido a enorme popularidade da linha TRESemmé e o crescente interesse das consumidoras, passaram a serem comercializados em drogarias e supermercados já nesta década. Com isso, a marca experimentou um enorme aumento nas vendas. Desse momento em diante, o grande trunfo da marca foi ter introduzido o conceito de “salonização” no varejo, oferecendo cuidados profissionais através de produtos de qualidade similar aos utilizados pelos profissionais em salões de beleza. Nos anos seguintes, além de se consolidar no mercado americano e canadense, a marca ganhou prestígio também na Europa, especialmente no segmento de tratamento de reparação dos cabelos pelos danos causados pelo calor do secador.


A marca passou a ser de propriedade da Unilever em setembro de 2010, quando a empresa anglo-holandesa comprou a Alberto-Culver por US$ 3.7 bilhões para alavancar seu negócio de cuidados pessoais. Além da TRESemmé, a aquisição adicionou ao portfólio da empresa marcas como V05 e Nexxus, e fez da Unilever a líder mundial em condicionadores, a segunda maior em xampus e a terceira em modelagem. Nos anos seguintes a linha foi consideravelmente ampliada com a criação de novos produtos de uso diário, com qualidade de salão, para o cuidado do cabelo. Além disso, a marca foi lançada em novos mercados mundiais. Como por exemplo, no Brasil, onde a TRESemmé desembarcou no final de 2011, para atender às principais necessidades das brasileiras em relação aos cuidados com os cabelos. A proposta da marca é levar soluções completas para que suas consumidoras conquistem resultados de salão todos os dias em casa. Para isso, marca oferece onze linhas – com mais de 60 itens –, entre xampus, condicionadores, finalizadores e cremes de tratamento e pentear.


Atualmente as mais importantes linhas da marca são: Reconstrução e Força (reduz a quebra em até 99%, desde o primeiro uso por conter uma exclusiva fórmula com Vitamina B6, Colágeno e Queratina), Hidratação Profunda (contém Vitamina E, Omega 9 e Queratina, hidratando profundamente as áreas danificadas e selando as cutículas), Liso e Sedoso (com combinação de Pró Vitamina B5, Lisina e Queratina, proporciona um liso perfeito, alinhando os fios e reduzindo o frizz), Proteção Térmica (protege o cabelo exposto ao calor excessivo. Ideal para quem faz escova e chapinha), Cachos Perfeitos (combina Pró Vitamina B5, Queratina e Elastina, proporcionando uma definição perfeita dos cachos, controlando os fios rebeldes e cuidando das áreas mais danificadas), Cor Radiante (fórmula que possui Vitamina E, chá verde e Queratina, garantindo a proteção da cor por até 40 lavagens) e Finalizadores (géis e mousses criados especialmente para que as mulheres fiquem cada vez mais satisfeitas com seus cabelos e tenham as ferramentas ideais para produzirem o visual que desejam em casa).


Atualmente, todas as fórmulas dos produtos TRESemmé apresentam silicones e sua função é de agente condicionante. Os agentes condicionantes se depositam sobre a fibra capilar protegendo-a reduzindo os danos acumulados e facilitam o penteado dos cabelos tanto secos quanto úmidos. Estes benefícios condicionadores ajudam, além de reduzir os danos, a melhorar a resistência ao desgaste sofrido pelo cabelo tais como, cabelo quebrado e a pontas duplas. Além disso, os produtos possuem vitaminas e queratina, conhecida como antioxidante, auxilia a saúde e a nutrição dos cabelos, além de prevenir o ressecamento. Já a queratina é um ingrediente conhecido por reconstruir e restaurar a estrutura da fibra danificada.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em sua última remodelação o logotipo da marca ganhou uma nova tipografia de letra e versatilidade na aplicação, já que pode ser com fundo preto (mais utilizado) ou no fundo branco.


Os slogans 
Professional. At your fingertips. 
Salon style hair at home everyday! 
TRESemmé – Used By Professionals. 
Professional, Affordable. (2004) 
TRESemmé. Resultado de salão todos os dias. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1947 
● Criador: Edna L. Emmé 
● Sede mundial: Londres/Inglaterra e Roterdã/Holanda 
● Proprietário da marca: Unilever N.V. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Paul Polman 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 38 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene e beleza 
● Principais produtos: Xampus, condicionadores e cremes para tratamento 
● Concorrentes diretos: Pantene, Garnier, Elseve, Dove, Wella e John Frieda 
● Slogan: TRESemmé. Resultado de salão todos os dias. 
● Website: www.tresemme.com.br 

A marca no mundo 
Hoje em dia sua ampla gama de produtos é vendida em mais de 35 países ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Espanha, Austrália, Indonésia, Tailândia, entre outros. TRESemmé é, hoje, uma das marcas que mais crescem no mundo no segmento de beleza. É a 2ª marca mais vendida em Hair Care (tratamento de cabelo) no Canadá e a 3ª nos Estados Unidos e Espanha. No segmento Styling, ocupa a 1ª posição, tanto no Canadá como nos Estados Unidos. No Brasil a marca possui cerca de 9% de participação de mercado em seu segmento. 

Você sabia? 
Em cada mercado onde está presente, a marca trabalha com embaixadores, geralmente renomeados cabeleireiros. Eles trabalham no desenvolvimento de produtos, nas campanhas publicitárias e nos workshops da marca. Na verdade, eles são responsáveis por criar e testar todo conteúdo que é desenvolvido e determinar qual é a melhor variante que será usada. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Exame e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 29/6/2015

3 comentários:

Zilma da Silva disse...

Excelente post, sempre bom saber sobre a empresa e a qualidade.
www.gattavaidosa.com

Unknown disse...

TRESemme um excelente produto,depois que passei a usar TRESemme não preciso mais de outro produto.Muito bom.

Unknown disse...

Excelente, a primeira vez que uso e estou adorando