20.5.16

TRACK&FIELD


A missão da Track&Field vem sendo promover o esporte como parte essencial da vida das pessoas. A prática esportiva e a escolha de um estilo de vida saudável, aproxima as pessoas, equilibra e ajuda a conquistar maiores desafios. A marca brasileira é inspirada diariamente por todos aqueles que fazem do esporte uma escolha capaz de definir sua rotina, suas amizades, sua vida. Mais que uma marca esportiva, a Track&Field é um estilo de vida. E totalmente esportivo. 

A história 
A pequena produção de camisetas para vender no colégio e depois para marcas de surfwear foi o início do negócio criado pelos primos Fred Wagner e Ricardo Rosset juntamente com o amigo Alberto Azevedo. Rapidamente eles perceberam que o negócio não iria longe e aproveitaram uma oportunidade para investir em uma marca de moda esportiva, já que não encontravam roupas adequadas para a prática esportiva. Assim, no dia 1 de fevereiro de 1988 surgia a Track&Field, especializada na venda de roupas e acessórios para corrida e ginástica. A primeira loja própria foi inaugurada em 1990 no Shopping Jardim Sul, bairro do Morumbi, em São Paulo. Um shopping novo, com pouco fluxo de pessoas e uma marca nova. Era um risco enorme. Mas com persistência, utilizando o tempo para aprender a operar no varejo, o negócio começou a vagarosamente prosperar.


A virada do negócio começou com a inauguração de uma loja no badalado Shopping Iguatemi. Nesta época, cada um dos sócios se virou para conseguir o dinheiro necessário para inaugurar a nova loja. Alberto tinha acabado de ganhar uma Parati do pai e foi pedir dinheiro a ele para abrir a loja. Ouviu uma negativa e a sugestão para vender o carro. Este fato foi marcante, porque quinze anos depois a Volkswagen procurou os três para criar a edição especial Parati Track&Field, e cada um dos sócios ganhou uma. Com a loja no Iguatemi a Track&Field ganhou enorme visibilidade e começou a conquistar um público cativo.


Nos anos seguintes, a Track&Field passou a promover o esporte e a atividade física como uma parte mais que fundamental da vida das pessoas, conquistando assim milhões de consumidores. A partir deste momento a marca sempre trabalhou para criar peças de qualidade e com design belo e moderno, resultando em um estilo que é ao mesmo tempo, funcional e bonito, já que a Track&Field procura, além de ser uma fornecedora de roupa esportiva, também uma incentivadora da prática esportiva. Com isso, ao invés de uma simples calça de moletom ou shorts de náilon, a marca passou a oferecer produtos “inteligentes”, como camisetas que não absorvem o suor, meias que previnem bolhas, maiôs que não estragam com o cloro da piscina, roupas com tecidos com fator de proteção solar, roupas com esferas de vidro que brilham à noite e camisetas com cápsulas de cheiro que são liberadas à medida que o atleta transpira. E além de lojas próprias, a marca passou a oferecer aos varejistas a revenda de suas roupas e acessórios esportivos.


Em 2009, com o intuito de atingir os consumidores das cidades onde ainda não existia loja física da marca, a Track&Field lançou seu comércio eletrônico. Até o ano de 2010 a empresa tinha 40 lojas próprias no Brasil e resolveu dar um grande salto ao inaugurar uma unidade em Nova York, na sofisticada Madison Avenue. A saída para continuar a crescer dentro do mercado brasileiro foi partir para o modelo de franquias, adotado em 2011. Com isso, nos anos seguintes a marca inaugurou inúmeras lojas em cidades de vários estados brasileiros. E a expansão no mercado americano continuou em 2015 com a inauguração de mais duas unidades em Los Angeles e Charlotte (esta última, uma franquia).


Além de aumentar sua linha de produtos durante os últimos anos, a Track&Field, sempre preocupada em oferecer ao seu consumidor uma experiência de melhor desempenho em qualquer atividade esportiva, faz parcerias com marcas consagradas de calçados esportivos, que ainda não estão presentes no mercado brasileiro. Exemplos disso não faltam. Em 2010, a rede trouxe para o Brasil a americana Newton Running, cujos tênis utilizam alta tecnologia e são cultuados por corredores e triatletas no mundo inteiro. Já em 2014, a empresa trouxe para suas lojas os tênis suíços da marca On Running, que graças à tecnologia exclusiva CloudTech®, conseguem elevar a outro patamar o conforto durante a corrida. Isto porque, quando o corredor atinge o chão, as “nuvens” (clouds) de borracha altamente adaptáveis estrategicamente instaladas na sola, amortecem as forças verticais e horizontais para um pouso suave, longe de dores e lesões.


A Track&Field sempre primou por desenvolver tecnologias de ponta para melhorar a performance esportiva e aumentar o conforto. Uma das tecnologias que deixam a prática de esportes com muito mais desempenho é o Thermodry®, um tecido exclusivo da marca, desenvolvido com microfibra de poliamida, o que deixa ele extremamente leve, sendo perfeito para a prática de atividades físicas. Sua construção permite que a transpiração passe para fora do tecido mais rápido, o que garante conforto térmico e mantém o corpo seco. Outra vantagem é que o tecido possui acabamento antimicrobiano, que evita a proliferação de bactérias causadas pelo suor. Outras tecnologias desenvolvidas pela marca são a Ultramax Stretch® e CoolcottonPima®, que garantem, respectivamente, secagem rápida da peça e o toque macio da fibra natural, de alta qualidade, ideais para o conforto.


Para trazer o esporte cada vez mais para o dia-a-dia de todos aqueles que adotam um estilo de vida saudável, a marca criou um circuito de corridas de rua que é hoje o maior da categoria no Brasil: Track&Field Run Series. O circuito se tornou uma experiência única àqueles que buscam qualidade de vida por meio da prática esportiva. O circuito de corridas de rua é feito para pessoas apaixonadas pelo esporte, pelo bem estar físico e pelo bom relacionamento durante o lazer. Com uma ampla estrutura de apoio e limite técnico de atletas reduzido, a organização do evento preza por oferecer conforto, comodidade e segurança a cada um dos atletas participantes. Isso confere melhor andamento à prova e maior facilidade no acesso aos benefícios oferecidos na arena do evento, como estacionamento, hidratação, frutas na chegada, entre outros. Além disso, os inscritos ainda recebem o diferenciado kit atleta da prova que conta com uma camiseta Thermodry®, produto exclusivo da Track&Field. Com início em 2004, o circuito de corrida mais charmoso do Brasil atrai milhares de atletas pelas ruas do país. Em 2015, foram 60 etapas em 30 cidades brasileiras. A marca acompanha as vitórias e conquistas de mais de 120 mil corredores que, etapa a etapa superam cada vez mais seus limites.


A identidade visual 
O logotipo da marca pode ser aplicado de duas maneiras: na horizontal ou na vertical.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1 de fevereiro de 1988 
● Fundador: Fred Wagner, Alberto Azevedo e Ricardo Rosset 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Fratex Ind. e Comércio Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Fred Wagner 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 130 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 300 
● Segmento: Vestuário esportivo 
● Principais produtos: Roupas, calçados e acessórios esportivos e moda praia 
● Concorrentes diretos: Nike, New Balance, Speedo, Asics e Adidas 
● Website: www.tf.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a Track&Field, principal grife brasileira de moda esportiva especializada em moda fitness e praia, possui 126 lojas em 20 estados brasileiros, além de quatro unidades nos Estados Unidos, localizadas nas cidades de Nova York, Los Angeles, Miami e Charlotte. 

Você sabia? 
● A Track&Field carrega em seu DNA o triathlon e a alta performance. No decorrer dos anos, a marca evoluiu acompanhando o comportamento do consumidor e, atualmente, oferece produtos para quem procura um estilo de vida saudável e ativo, sem perder de vista os atletas que sempre estiveram no foco da Track&Field. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 20/5/2016

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