4.1.17

CUISINART


Combinar a arte de cozinhar e estilo de vida, ajudando milhões de pessoas a desfrutarem o melhor da culinária. Essa é a missão da marca americana CUISINART. O prestígio da marca não se limita aos populares processadores de alimentos. Estando ou não ligados a uma tomada, ninguém compreende e completa uma cozinha como os produtos da CUISINART. A marca oferece o mais completo set de ferramentas culinárias. A qualidade e a variedade de seus produtos, fez da CUISINART a marca preferida de grandes chefes de cozinha e favorita de milhões de consumidores pelo mundo afora. 

A história 
Tudo começou com o americano Carl Sontheimer, um apaixonado por culinária que vivia na França. Após assistir há uma demonstração de um processador de alimentos em um restaurante, ele vislumbrou a possibilidade de adaptar a tecnologia para uso nos lares americanos. Em 1971 Sontheimer retornou aos Estados Unidos, se formou em engenharia pelo renomado MIT (Massachusetts Institute of Technology) e fundou a empresa CUISINART, juntamente com sua mulher Shirley, inicialmente para importar uma linha exclusiva de panelas de aço inoxidável de alta qualidade. Paralelamente ele continuou desenvolvendo um processador de alimentos alongando o tubo de alimentação, melhorando a lâmina de corte e discos, e adicionando recursos de segurança para atender aos padrões americanos. Finalmente em 1973, depois de muito trabalho duro e determinação, ele apresentou ao público em uma feira de eletrodomésticos na cidade de Chicago o primeiro processador de alimentos para uso doméstico do mercado americano.


Em 1974, ele melhorou o mecanismo de lâminas e discos tornando o produto ainda mais eficiente, capaz de bater ovos em apenas 15 segundos, cortar carnes em 60 segundos e bater massas de forma rápida e prática. No ano seguinte, além de lançar o processador de alimento no mercado canadense, a empresa apresentou o aparelho para diversos chefes de cozinha como James Beard e Julia Child, que seriam de suma importância para a divulgação do novo produto. Afinal, eles estavam entre os primeiros especialistas em culinária que consideraram o processador de alimentos um aparelho de cozinha revolucionário. E com a ajuda desses chefes de cozinha, o processador de alimentos se tornou uma maneira rápida e fácil de preparar alimentos e pratos saudáveis. Além disso, elogios do tradicional jornal The New York Times e outras publicações importantes, ajudaram a estabelecer a CUISINART como uma marca inovadora e de qualidade. Com isso, em 1977, as vendas dos processadores de alimentos explodiram. Mas a CUISINART já não estava mais sozinha nesse segmento. Ao mesmo tempo, o mercado global de processadores de alimentos se expandiu drasticamente para incluir mais de uma dúzia de marcas, representando mais de 30 modelos diferentes. Com essa forte concorrência, em 1978, para manter sua liderança de mercado, uma nova versão do processador de alimentos foi lançada. Melhorias significativas incluíam uma tigela com 46% mais capacidade, um motor consideravelmente mais forte e eficiente, e um tubo de alimentação ainda maior.


Durante a década de 1980 a CUISINART continuou a ampliar sua visibilidade com o lançamento de livros de receita de grande sucesso e vídeos de demonstração do processador de alimentos, popularizando assim seu uso entre os americanos e amantes da culinária. Além disso, a marca lançou inúmeros novos modelos de processadores de alimentos. Em 1986, o cortador/moedor Mini-Mate reforçou a linha de produtos da marca com características de alto desempenho, como uma lâmina reversível e patenteada. No final desta década, em 1989, a empresa foi adquirida pela Conair Corporation, mais conhecida pelos seus secadores de cabelo, passando a contar com todos os recursos de uma das líderes mundiais em cuidados pessoais. Em 1990, comprometida em manter sua tradição de liderança, a CUISINART apresentou o Food Preparation Center, um processador de alimentos com características inovadoras como um grande tubo de alimentação onde era possível colocar tomates inteiros. No ano seguinte, lançou no mercado o processador de alimento em tamanho pequeno, que cortava rapidamente alimentos em pequenas quantidades. Ainda nesta década, a CUISINART continuou a construir sua história de sucesso, ingressando em outras categorias de produtos com o lançamento de batedeiras (1992), cafeteiras (1994), torradeiras (1995) e fornos elétricos (1999).


Com a chegada do novo milênio, a marca americana iniciou sua expansão internacional, estabelecendo-se na França, na Inglaterra e na Austrália, entre outros países. Além disso, mais uma vez revolucionou a forma como os americanos processam alimentos com o lançamento do PowerPrep Plus®, o primeiro grande redesenho do tradicional processador de alimentos da marca. Pouco depois, em 2002, expandiu sua linha de produtos com o lançamento de utensílios de cutelaria. No ano seguinte lançou seus primeiros espremedores de frutas elétricos e a chaleira elétrica sem fio. Já em 2004, a CUISINART ingressou em novas categorias de produtos com o lançamento de fogões de bancada, grills e panelas elétricas de arroz. O ano de 2005 foi marcado por grandes novidades: adegas para vinhos, máquinas de pão e pipoqueira. Além disso, através de um acordo de licenciamento, lançou uma linha de utensílios de cozinha como espátulas, conchas, descascadores de frutas e saca-rolhas.


Em 2007 a CUISINART ingressou em novos segmentos com o lançamento de fornos elétricos para pizzas e máquinas de café espresso. A marca deu continuidade ao seu compromisso com a educação culinária patrocinando a série estrelada pelo chefe de cozinha Hubert Keller do renomado restaurante Fleur de Lys, em San Francisco, na Califórnia. Pouco depois, em 2009, a marca lançou aparelhos de sistema de filtragem de água, ampliando assim sua área de atuação. Mais recentemente a CUISINART ingressou em novos segmentos de mercado com uma vasta gama de talheres, copos e louças de porcelana, cujas coleções oferecem aos consumidores uma vasta gama de opções de design para satisfazer seus gostos pessoais. Outros lançamentos de novos produtos incluíram uma linha de produtos para bebês e uma ampla gama de aparelhos de cozinha de bancada.


A educação culinária é o centro do negócio da CUISINART. Cozinheiros estão procurando mais do que apenas a compra do produto. Eles querem dicas e técnicas que transformam produtos em verdadeiras ferramentas culinárias de cozinha. Por isso, a marca americana mantém sua tradição em educação culinária através de vários materiais e tecnologias, como por exemplo, o aplicativo My Pantry, que permite que os cozinheiros acessem ingredientes que eles têm em sua cozinha para aprender quais receitas podem então fazer; ou o aplicativo Cuisinart KitchenSync, introduzido em 2011 e que permite aos consumidores pesquisar centenas de receitas, que podem ser salvas, compartilhadas e com referências cruzadas com My Pantry. A CUISINART ainda oferece ao consumidor material informativo nas embalagens com receitas e dicas de cozinha e livro de receitas. Hoje em dia a marca CUISINART é um nome universalmente reconhecido, aprovada por conhecedores da culinária, tais como Jacques Pepin, Paul Bocuse e Hubert Keller. Por isso, inovação em ferramentas de culinária é a assinatura da CUISINART.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou recentemente por uma pequena remodelação, adotando uma nova tipografia de letra.


Os slogans 
Savor the Good Life. (2009) 
The Most Trusted Name in the Kitchen. 
Your kitchen resource. (1996)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1971 
● Fundador: Carl e Shirley Sontheimer 
● Sede mundial: Stamford, Connecticut, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Cuisinart Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Conair Corporation
● CEO: Lee Rizzuto 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Eletrodomésticos 
● Principais produtos: Processadores de alimentos, cafeteiras, liquidificadores e batedeiras 
● Concorrentes diretos: Black & Decker, Hamilton Beach, Oster, DeLonghi, Russell Hobbs, Kitchen Aid, Breville e Moulinex 
● Slogan: Savor the Good Life. 

A marca no mundo 
A CUISINART comercializa em mais de 60 países sua vasta linha de produtos, que inclui liquidificadores, cafeteiras, máquinas para café espresso, processadores de alimentos, microondas, fornos, pipoqueiras, extratores de suco, panelas de pressão elétrica, fritadeiras, batedeiras, coifas, adegas de vinhos, além de ferramentas de cozinha como assadeiras e espátulas. 

Você sabia? 
A CUISINART tem uma longa tradição de receber prêmios prestigiados graças a sua ampla gama de inovações. Estes incluem o cobiçado prêmio Housewares Design Award 2012, na categoria eletrodomésticos de bancada, para o liquidificador com aquecimento. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 4/1/2017

Um comentário:

Sally disse...

Awesome cookware stuff. I always recommend it to my friends. Sorry for English, I can only read Spanish :(