22.1.18

BFGoodrich


Com mais de um século de uma história pioneira, a americana BFGoodrich dedica-se a desenvolver pneus de alto desempenho para quem tem paixão pela condução em praticamente qualquer ambiente e terreno. Combinando conhecimentos técnicos com mais de 40 anos de experiência em automobilismo, a BFGoodrich oferece pneus para uma gama completa de experiências de condução, desde uma rua a um terreno fora de estrada, sempre com uma obsessão em comum: desempenho extremo e total controle. 

A história 
Tudo começou quando o médico-cirurgião e empresário visionário Benjamin Franklin Goodrich se envolveu na indústria da borracha em 1869, tornando-se o maior acionista da Hudson River Rubber Company, na cidade de Nova York. Enfrentando a dura concorrência de inúmeros outros produtores de borracha locais, ele decidiu mudar seus negócios para a cidade de Akron, estado de Ohio. Isto porque os residentes da cidade haviam angariado US$ 13.600 para incentivar Goodrich a mudar sua empresa de Nova York para Akron. Surgiu então, no dia 31 de dezembro de 1870, a Goodrich, Tew & Co. na cidade de Akron, durante décadas conhecida como a “Capital da Borracha do Mundo”. A primeira fábrica da empresa, situada ao lado do Canal de Ohio, fabricava mangueiras de incêndio, que não estourariam sob pressão. Em 1880, após encerrar a sociedade com seu cunhado Harvey W. Tew, o nome da empresa foi alterado para B.F.Goodrich Company. Nessa época, a empresa também fabricava mangueiras para jardim e pneus para bicicleta. Os pneus definitivamente tornaram-se parte da linha de produtos da empresa em 1896, quando a Winton Motor-Carriage Co., produtora de carruagens, pediu a BFGoodrich que produzisse quatro protótipos experimentais, fortes suficiente para lidar com altas velocidades e cargas mais pesadas. A empresa respondeu com os primeiros pneus para automóveis.


Em poucos anos, a empresa alcançou o sucesso e se tornou uma das marcas de pneus mais populares do país. A partir de então, a marca BFGoodrich identificou-se pelo seu caráter pioneiro, pela sua vontade de superar os limites da performance. Deste espírito de superação nasceu um amplo número de progressos importantes no segmento de pneus. Um exemplo disso ocorreu em 1903, quando o primeiro automóvel (um Ford Model A) atravessou os Estados Unidos de leste a oeste equipado com pneus BFGoodrich. O sucesso da marca não se restringiu somente a terra. Ainda em 1903, a empresa despertou para o promissor mercado da aeronáutica. A BFGoodrich equipou o avião da Curtiss Aeroplane Corporation, vencedor da primeira corrida aeronáutica internacional organizada em Reims, na França. Pouco depois, em 1910, inventou pneus de longa duração, através da adição de carbono à mistura da borracha. O sucesso da empresa em seu negócio de pneus levou a diversificação de produtos, como por exemplo, na época da Primeira Guerra Mundial, quando produzia borracha para bens de consumo como sapatos, botas, bolas de tênis e roupas impermeáveis, e para produtos industriais. Em 1927, pilotado por Charles Lindbergh, o “Espírito de Saint Louis” se tornou o primeiro aeroplano a voar direto (sem-parar) através do Atlântico, de Nova York até Paris, e estava equipado com pneus BFGoodrich. Em 1936, a empresa ingressou no mercado mexicano através de uma joint-venture, iniciando assim sua expansão internacional.


No ano seguinte, a empresa sintetizou borracha e inventou o primeiro pneu de borracha sintética, feita com uma substância patenteada, de nome “Chemigun”. Os experimentos da empresa com borracha sintética durante a Segunda Guerra Mundial ajudaram a revolucionar essa indústria. A BFGoodrich também ajudou a desenvolver os primeiros sistemas de degelo usados em aviões. Outras grandes inovações desenvolvidas e lançadas pela empresa ocorreram em 1945 com o primeiro pneu comercial feito inteiramente de borracha sintética; e em 1947 com o primeiro pneu sem câmara de ar, que revolucionou o segmento e facilitou a vida dos motoristas, ajudando a reduzir a aquaplanagem e proporcionando melhor tração na chuva. O gigantismo da BFGoodrich pode ser comprovado em 1955, quando a empresa fabricava produtos em cinco áreas diferentes, incluindo pneus, produtos químicos e plásticos, calçados e pavimentos, produtos industriais e produtos de borracha esponjosa. Em 1965, a BFGoodrich criou o primeiro pneu radial americano para automóveis, conhecido como Lifesaver. Essa inovação tornou os pneus ainda mais seguros, pois possuíam maior vida útil e permitiam uma melhor absorção de solavancos. Pouco depois, em 1967, a marca americana introduziu outra grande novidade do segmento: o primeiro pneu capaz de ser dirigido quando furado, hoje conhecido como pneu Run Flat. Esta foi mais uma forma de mostrar que a marca estava um passo à frente de suas concorrentes, sempre fornecendo o que havia de mais recente e de melhor no segmento de pneus.


Na década seguinte, em 1972, a empresa introduziu na América do Norte os pneus de carcaça radial enquanto outros fabricantes ainda continuavam a desenvolver pneus diagonais; e, em 1976, criou o primeiro pneu radial para veículos comerciais leves: o All-Terrain T/A®, que inventou a categoria todo-terreno, estabelecendo o padrão de desempenho on-road e off-road (dentro e fora da pista). Esse pneu, desenvolvido na região da Baja Califórnia no México, era perfeito para motoristas que gostavam de aventura e procuravam mais confiança ao andar por terrenos instáveis, já que proporcionava mais tração em todos os tipos de terreno, aderência e flancos mais robustos. Além disso, este tipo de pneu garantia 10% a mais de tração na lama e 19% na neve. A quarta geração desse pneu, batizada de All-Terrain T/A® KO2, foi lançada em 2015 e já vendeu mais de cinco milhões de unidades. Além disso, em 1977, a marca ganhou ainda mais notoriedade ao equipar com seus pneus o ônibus espacial Columbia.


Nos anos de 1980, a empresa cresceu e se tornou uma das maiores fabricantes de pneus e de produtos de borracha do mundo, ajudado em parte pela fusão no mês de agosto de 1986 com a Uniroyal, fundada em 1892, que adquiriu sua divisão de pneus. A nova empresa foi batizada de Uniroyal Goodrich Tire Company. O novo negócio durou pouco. Isto porque, a francesa Michelin adquiriu a empresa em 1990 por US$ 1.5 bilhões. A partir deste momento a BFGoodrich se tornou subsidiária da empresa francesa. Em 1999 a marca inventou e lançou o primeiro pneu com faixa de rodagem colorida: o Scorcher T/A. Em 2000, a marca BFGoodrich foi lançada em toda a Europa, com o objetivo de capturar a participação de mercado no rápido crescimento do segmento de veículos utilitários esportivos do continente. Nos anos seguintes a marca continuou inovando no segmento ao lançar o primeiro pneu de 24 polegadas para 4X4 (2002); o G-Force Profiler (2004), um pneu de alto rendimento com controle único para dirigir; e com o novo Profiler 2 (2005), que consolidava sua linha de pneus para carros de passageiros e oferecia a todos os motoristas a oportunidade de experimentar o melhor em performance e prazer em dirigir. Sempre investindo em pesquisa e no desenvolvimento de novas tecnologias, a BFGoodrich continua presente, ao longo dos mais de 100 anos de existência, entre as líderes do mercado automotivo.


A história e a competição automobilística estão intimamente ligadas a BFGoodrich, particularmente na América, onde a marca se tornou o primeiro fabricante de pneus a ganhar por duas vezes consecutivas (em 1914 e 1915) a corrida mítica das 500 milhas de Indianápolis, e depois na Europa no campeonato mundial de rali em 2006 (ao permitir que Sébastien Loeb ganhasse o título por cinco vezes consecutivas) ou nas pistas e nos desertos do mundo inteiro, particularmente ao ganhar oito vezes o Rali Dakar a partir de 2002. A marca continua a ser um ator determinante nas diversas corridas automobilísticas, particularmente na América do Norte, onde a qualidade de seus pneus se exprime através de uma variedade de superfícies, quer seja terra, areia, pedra ou mesmo asfalto.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações radicais ao longo dos anos. Até o final da década de 1970 utilizando logotipos onde predominavam a cor azul, a tradicional combinação de cores (vermelho e azul) passou a integrar uma nova identidade visual, onde também foram retirados os pontos das iniciais BF. Esse logotipo ganhou uma versão mais moderna e vibrante, adotada no final da década de 1990.


Os slogans 
BF Goodrich. Fun is not a straight line. (2000) 
Take Control. (1998) 
When You’re Ready To Get Serious. 
#1 in high performance radials. 
Everything in Rubber. 
First in Rubber.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 31 de dezembro de 1870 
● Fundador: Dr. Benjamin Flanklin Goodrich 
● Sede mundial: Greenville, South Carolina, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: BFGoodrich Tires, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Compagnie Generale des Etablissements Michelin
● Presidente: Scott Clark 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 35 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 15.000 
● Segmento: Pneumático 
● Principais produtos: Pneus para carros, picapes, vans, ônibus e caminhões 
● Concorrentes diretos: Pirelli, Goodyear, Firestone, Bridgestone, Continental, Dunlop, Yokohama, Kumho, Nexen e Toyo 
● Ícones: O pneu All-Terrain T/A® 
● Slogan: Take Control. 

A marca no mundo 
Atualmente a BFGoodrich, uma subsidiária integral da francesa Michelin, comercializa uma ampla linha de pneus para automóveis, picapes, SUVs, vans, ônibus e caminhões em mais de 35 países ao redor do mundo. 

Você sabia? 
As contribuições da BFGoodrich para a herança americana não se limitaram aos produtos de borracha. Em 1923, a empresa anexou um fecho de correr recém-criado em suas galochas de borracha e chamou-as de Zipper. Hoje em dia, as botas já não são mais vendidas, mas o termo “zíper” é uma palavra familiar em todo o país. 
Em 1926, um engenheiro da BFGoodrich desenvolveu um método para plastificar o cloreto de polivinilo (PVC), transformando este composto químico residual no material hoje reconhecido como vinil. A empresa comercializou seus produtos de PVC sob as marcas Geon e Koroseal, aplicando-os a usos tão variados como telhas, mangueiras de jardim e isolamento elétrico. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 22/1/2018

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