19.2.15

WELLS FARGO


A filosofia do WELLS FARGO é satisfazer todas as necessidades financeiras de seus clientes e ajudá-los a serem financeiramente bem-sucedidos. Por isso, a instituição é umas das quais os americanos mais confiam na hora de cuidar, investir e proteger seu dinheiro. Com mais de 160 anos de tradição e solidez, WELLS FARGO, o quarto maior banco americano, se tornou um colosso financeiro que passa confiança a milhões de clientes. 

A história 
Para contar a história da empresa é preciso voltar no tempo. No final da década de 1840 começou a corrida do ouro na costa oeste americana, mais especificamente no estado da Califórnia. Com isso, milhões de pessoas se mudaram para a região em busca de riqueza e pela promessa de grandes lucros. E muitas conseguiram. Foi neste cenário que Henry Wells e William Fargo, que haviam fundado a American Express em 1850, vislumbraram uma enorme e rentável oportunidade de negócio. Exatamente no dia 18 de março de 1852 estes senhores fundaram na cidade de Nova York a Wells, Fargo & Co., considerada a primeira empresa de segurança privada do mundo, que no dia 18 de julho abriu seus escritórios nas cidades de San Francisco e Sacramento para oferecer serviços bancários (como compra de ouro, metais preciosos e espécie, além da venda de papel bancários para saques) e entregas expressas (entrega rápida de ouro e materiais de valores, além de cartas e também transporte de pessoas). Para isso a empresa oferecia diligências (carruagens puxadas a cavalos) com escoltas armadas para transporte de cargas valiosas, inicialmente entre as cidades de San Francisco e St. Louis. A empresa utilizava suntuosas carruagens vermelhas com detalhes dourados, produzidas pela Abbot-Downing Company of Concord, de New Hampshire, que variavam no tamanho e poderiam conduzir seis, nove ou doze passageiros. As carruagens maiores poderiam transportar até 12 homens no telhado. Eram puxadas por quatro ou por seis cavalos. Ao lado do cocheiro, na parte dianteira, sentava um protetor armado. As carruagens tinham os compartimentos de couro do armazenamento (carregadores) na parte dianteira e na parte traseira. O compartimento sob o assento do cocheiro carregava geralmente a caixa forte onde os passageiros mantinham seu dinheiro, ouro e artigos de valor. O carregador maior na parte traseira carregava o correio e os sacos dos passageiros.


Naquela época, essas diligências foram atacadas e roubadas inúmeras vezes pelos fora-da-lei. O mais conhecido deles era Charles Bolton (conhecido como Black Bart) que durante o período de mais ou menos seis anos roubou mais de 30 diligências, antes de ser preso. Apesar destes problemas, rapidamente a empresa abriu escritórios em outras cidades e nos campos de mineração do oeste americano. Com o boom da economia devido à corrida do ouro, WELLS FARGO conquistou uma reputação de confiança pela forma de negociação rápida e responsável com o dinheiro de seus clientes. No final da década de 1860, WELLS FARGO já era a maior operadora de diligências terrestres, com rotas a oeste do rio Missouri que abrangiam 3.000 milhas entre os estados da Califórnia e Nebraska, e do Colorado para regiões de Montana e Idaho. Inaugurou também seu primeiro escritório no México para fazer o transporte de valores. Em 1885 começou a vender ordens de pagamento, incrementando assim seus serviços bancários. Além disso, expandiu seus negócios ao oferecer entrega expressa de valores e transporte de pessoas e mercadorias também através de navio a vapor e estradas de ferro (que além de passageiros transportavam em seus vagões animais como touros e vacas, cavalos, documentos bancários, com muito mais rapidez e a distâncias muito maiores), e a utilização do telégrafo para facilitar a comunicação.


No final do século XIX, quando a empresa já tinha cerca de 700 agências espalhadas por todo o oeste americano, a WELLS FARGO também assegurava, com veículos apropriados, como por exemplo, vagões refrigerados, o transporte de mercadorias perecíveis. Em 1905, o negócio bancário (batizado de Wells Fargo & Co. Bank) foi oficialmente separado da Wells Fargo & Co Express (que fazia entregas rápidas de valores), que seria encerrado anos mais tarde. Neste mesmo ano a fusão entre WELLS FARGO e o Nevada National Bank criou o segundo maior banco comercial da cidade de San Francisco, operando com o nome de Wells Fargo Nevada National Bank. O banco então sobreviveu ao terrível terremoto de 1906 que assolou a cidade de San Francisco. Apesar da enorme destruição causada pela tragédia, cofres do banco e de crédito ficaram intactos, e o WELLS FARGO utilizou seus recursos para ajudar na reconstrução da cidade, que tinha muitos desabrigados e desempregados. Como resultado, os depósitos aumentaram dramaticamente e aos poucos o banco foi retomando suas atividades.


Durante as décadas de 1910 e 1920, WELLS FARGO serviu como um banco comercial na cidade de San Francisco, apoiando o crescimento dos negócios e da agricultura da região oeste, incluindo as indústrias automobilísticas, aeroespacial e de cinema. Nesta época, o banco ganhou enorme visibilidade quando suas tradicionais carruagens vermelhas passaram a ser figuras constantes em vários filmes de Hollywood. Além disso, algumas fusões com outros bancos ajudaram o WELLS FARGO a ganhar musculatura financeira. A boa gestão ajudou o WELLS FARGO durante a Grande Depressão Americana, servir a nação durante a Segunda Guerra Mundial (onde cresceu através de um programa de expansão modesto com a aquisição de outros bancos regionais), e posicionou o banco para atender às novas necessidades financeiras dos consumidores no próspero período do pós-guerra. Neste período, em 1954, o nome do banco foi encurtado para WELLS FARGO BANK. Foi também nesta época, que o WELLS FARGO se adaptou as mudanças. Com um maior número de americanos possuindo carros, o banco implantou os chamados Drive-Thru, que permitia ao cliente ser atendido através de uma janela sem sair do automóvel.


A partir de 1960, uma época de enorme prosperidade da economia americana, WELLS FARGO tornou-se um banco regional com forte atuação no norte da Califórnia e agências em todos os lugares onde as pessoas viviam e tinham necessidades de utilizar serviços financeiros. Além disso, abriu um escritório de representação em Tóquio e filiais adicionais em Seul, Hong Kong, e Nassau, bem como escritórios na Cidade do México, São Paulo, Caracas, Buenos Aires e Cingapura. Foi nesta década (1967), que juntamente com três outros bancos da Califórnia, o WELLS FARGO introduziu um cartão de crédito aos seus clientes, como parte de seu plano para desafiar o Bank of America no segmento de empréstimos ao consumidor. Já na década de 1980 expandiu-se para todo estado californiano e se tornou o sétimo maior banco do país. Mas a recessão fez com que o banco diminuísse drasticamente suas operações no exterior, fechasse 100 agências nos Estados Unidos e cortasse 3.000 postos de trabalho. Nos anos seguintes, WELLS FARGO acompanhou a evolução e novos conceitos bancários, onde as pessoas depositavam dinheiro, mas também necessitavam de créditos. Com isso, passou a oferecer serviços bancários por telefone, linhas expressas, cartões de crédito, caixas eletrônicos (implantados em 1978) e serviços bancários online (lançado em 1995 de forma pioneira nos Estados Unidos), como soluções inovadoras para as necessidades dos clientes modernos. Como nos dias das diligências, ainda hoje o WELLS FARGO tem sido pioneiro em trazer conveniências bancárias aos seus milhões de clientes. Além disso, durante a década de 1990, expandiu sua atuação como banco comercial para as regiões centro-oeste e leste do país, através de aquisições e fusões.


A grave crise financeira de 2008 e a consequente recessão da economia americana afetaram severamente o WELLS FARGO. Muitos bancos faliram e alguns dos sobreviventes tiveram de suportar a intervenção do governo americano no seu capital. O WELLS FARGO, apesar da crise, conseguiu manter-se rentável, embora os lucros tenham caído bastante. Porém, aproveitou sua boa situação financeira para dobrar a sua dimensão com a aquisição no início de 2009, por mais de US$ 15 bilhões, do Wachovia, o quarto maior banco americano na época, criando assim um colosso no setor financeiro com US$ 1.4 trilhões em ativos e 48 milhões de clientes. Esta compra aumentou muito a base de depósitos e ao mesmo tempo permitiu ao WELLS FARGO uma grande implantação geográfica na costa leste que anteriormente não detinha. Quando o processo foi concluído, todas as agências do Wachovia foram transformadas em WELLS FARGO.


Hoje em dia o principal motor de crescimento de depósitos do WELLS FARGO é o seu modelo de atendimento ao cliente. A empresa vende “pacotes” de produtos em vez de tentar apenas “vender contas bancárias”. Com isso, quanto mais produtos os clientes possuírem no banco mais fiel ele se torna, fazendo com que os produtos sejam mais rentáveis. Além disso, sempre inovador, o WELLS FARGO está entre os primeiros do setor financeiro a utilizar as redes sociais para ajudar a aprofundar o relacionamento com seus clientes. Utilizando a tecnologia, pode usar essas redes para ouvir o que os clientes dizem, responder com mais rapidez às dúvidas e solucionar os problemas, além de oferecer a eles uma visão mais ampla sobre seus produtos e serviços.


Os museus 
A empresa conta sua rica e sólida história através de 10 museus (chamados de WELLS FARGO HISTORY MUSEUM) espalhados pelas cidades de Anchorage, Charlotte, Los Angeles, Minneapolis, Filadélfia, Phoenix, Portland, Sacramento, San Diego e San Francisco. Esses museus, além de contar a vasta história da empresa através de objetos, cartazes e vídeos, expõem inúmeros artefatos da cultura local.


O museu localizado em sua sede, na cidade de San Francisco, e inaugurado em 1935, é um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de histórias de faroeste, carruagens antigas, corrida do ouro da Califórnia ou saber como os ladrões mascarados agiam naquela época. No museu, com entrada gratuita, é possível admirar as belíssimas carruagens vermelhas da empresa, em perfeito estado de conservação; experimentar um simulador de passeio de carruagem, com direito a vídeo e efeitos de movimento; observar pôsteres antigos, armas, fotografias, uniformes e artefatos (como um telégrafo e até ouro californiano de verdade) que contam a rica história da WELLS FARGO.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo de sua história. A tradicional carruagem sendo puxada por seis cavalos fez parte da identidade visual da marca até 2009. Foi neste ano, que devido à fusão com o banco Wachovia, o WELLS FARGO apresentou seu novo logotipo: um quadrado vermelho com o nome da marca em amarelo. Mais recentemente o logotipo recebeu uma atualização, adquirindo um tom de vermelho mais escuro.


Os slogans 
Together we’ll go far. 
The Next Stage. 
With You When. 
Fast then. Fast now.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 18 de março de 1852 
● Fundador: Henry Wells e William George Fargo 
● Sede mundial: San Francisco, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Wells Fargo & Company 
● Capital aberto: Sim 
● CEO & Presidente: John Stumpf 
● Faturamento: US$ 82.95 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 21.8 bilhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 286.3 bilhões (fevereiro/2015) 
● Agências: 8.700 
● Clientes: 70 milhões 
● Presença global: 36 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 264.500 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Serviços bancários, empréstimos, seguros, investimentos e financiamentos 
● Concorrentes diretos: Citibank, Bank of America, J.P. Morgan Chase, Merrill Lynch, Goldman Sacks, HSBC e US Bank 
● Ícones: A carruagem vermelha 
● Slogan: Together we’ll go far. 
● Website: www.wellsfargo.com 

A marca no mundo 
Atualmente WELLS FARGO, uma das mais influentes marcas no setor financeiro e maior banco americano em empréstimos hipotecários, oferece serviços bancários, seguros, investimentos, hipotecas, financiamentos comercial e ao consumidor em mais de 36 países ao redor do mundo. A empresa tem mais de 8.700 agências e 12.500 caixas eletrônicos em 39 estados americanos, além de possuir forte presença no segmento online (onde é líder em transações financeiras nos Estados Unidos, com 8.5 milhões de correntistas). O banco, cujos ativos são superiores a US$ 1.7 trilhões, oferece mais de 300 diferentes produtos e serviços aos seus mais de 70 milhões de clientes. Com aproximadamente 265 mil funcionários, WELLS FARGO atende a um de cada três lares dos Estados Unidos, sendo o oitavo maior banco do mundo. Além disso, foi classificada como a 29ª maior empresa dos Estados Unidos (em faturamento) no ranking de 2014 da revista Fortune. 

Você sabia? 
WELLS FARGO lidera o ranking das marcas de bancos mais valiosas do mundo, feito pela consultoria Brand Finance em 2015, com um valor de US$ 34.95 bilhões. 
O WELLS FARGO é tão forte e sólido que o maior acionista do banco é a Berkshire Hathaway, empresa do investidor Warren Buffett. Ele considera o banco o mais bem administrado da América. E pelos resultados, ele tem toda razão. 
WELLS FARGO faz questão de lembrar suas origens e sua rica história. Nos salões de entrada de muitos de seus prédios e nos cartões dos funcionários ainda têm imagens das famosas diligências. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Fast Company), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 19/2/2015

2 comentários:

Anônimo disse...

aff... nenhum estudante de publicidade pedindo para enviar trabalho com respostas...

estou sonhando? this is real world?

Rene milhomens disse...

História sensacional e desafiadora.Tenho orgulho de
Ter minha filha lá.Recém chegada,espero que um dia está instituição saberá quem é Karine Milhomens.